REDE SOCIAL DE ELON MUSK RECEBE ORDEM DE DESPEJO E PODE TER QUE DEIXAR O BRASIL AMANHÃ À NOITE

 

O X (antigo Twitter, rede social do passarinho azul) foi notificado pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta quarta-feira... por meio de um comentário feito em um dos perfis oficiais da própria rede social. E não, essa piada ruim não foi escrita pela gente: aconteceu mesmo (Imagem criada com Inteligência Artificial, por meio do Criador de Imagens do Bing)

O Ministro Alexandre de Moraes resolveu usar o perfil do Supremo Tribunal Federal no X (antigo Twitter) para fazer uma postagem diferente e incomum nesta quarta-feira: a de uma intimação para Elon Musk, dono da rede social.

A intimação pede que o bilionário sul-africano informe, em até 24 horas, quem é o novo representante do X no Brasil. Caso a ordem não seja cumprida, a rede social será suspensa em todo o território brasileiro a partir da noite desta quinta. Na semana passada, a direção global do X já havia feito um enorme textão dizendo que, após constantes ameaças do Xandão, decidiu por fechar seu escritório no Brasil.

Esse é só mais um capítulo da treta entre Musk e Moraes, que vem se arrastando desde o começo do ano. Se bobear, o próximo ato pode ser um convite para que os dois lutem em um ringue.

Usuários da rede social, seja de direita ou esquerda, estão com o furico na mão com a possível suspensão do X. Os que dizem ser de direita alegam que, se isso acontecer, será uma violação à liberdade de expressão: afinal, onde é que eles vão poder xingar os ministros do STF?

Os que dizem ser de esquerda também demonstram preocupação com a medida: afinal, se isso acontecer, onde é que eles irão reclamar do Elon Musk, ou acusar que todo mundo que discorda deles é de extrema-direita? Pior: onde eles irão xingar a rede social X? O Koo já fechou, o Instagram e Facebook têm restrições quanto a palavras e imagens...

Mas sendo sincero, se isso for levado adiante, eu apoio por um simples motivo: pelo menos assim, todos os órgãos institucionais, (des)influenciadores que lá estão, ativistas das mais grotescas áreas e perfis com fotos de anime e foice no nome (quando não colocam bandeiras de países aleatórios) perdem força, vez e voz. Não serei obrigado, depois de 11 anos naquela rede social (e mesmo silenciando e bloqueando um monte desses perfis), a ver que indivíduos arrotam arrogância ao querer definir o caráter de outros indivíduos por quem eles votaram, puxa-sacos e putas de políticos e jogadores de futebol dando chilique nas suas postagens sem você ter pedido a opinião de nenhum deles. A humanidade deixará de despejar ódio e revolta virtualmente e voltará a fazer isso de forma presencial.

Certo que deixaria de ter contato com alguns bons amigos que por lá fiz e não teria como interagir com eles, por exemplo, nos dias de jogo do São Paulo, mas paciência. A desgraça já está feita.

Cumpra-se. Intime-se. Poste-se. Compartilhe-se. Lacre-se.